Como saber se o famoso(a) que você segue no Twitter não é Fake?

fakeComo saber se aquele famoso (a) que você segue a muito tempo no Twitter não e um perfil falso?

A final a internet está repleta de perfis falsos e o alvo principal dos falsários são os sites de relacionamento, o Twitter por ser o mais usado no momento e ter o apelo, de poder fazer com que as celebridades possam ficar mais perto do seu público, é também a maior vítima no momento dos falsários, ou Fakes nome pelo qual eles são mais conhecidos pelos internautas.

Mais porque isso acontece?

Não existe explicação oficial para o fenômeno dos perfis falsos na internet, pois se trata de uma área pouco pesquisada, mas há idéias e hipóteses que funcionam como um bom ponto de partida para a discussão. Em primeiro lugar, é importante distinguir os tipos de perfil falso. Uma pessoa pode criar um personagem ou copiar um por diferentes motivos.

Na internet, um avatar funciona como uma máscara, uma proteção. Ninguém precisa conhecer ninguém. A grande rede é um suporte quase perfeito para a criação e manutenção de relações sociais consideradas impossíveis no ambiente físico. É bastante comum a criação de personagens com personalidades diferentes de quem os cria como uma forma de experimentar coisas novas, personas muitas vezes o extremo oposto de quem os cria. É a chance, por exemplo, de alguém extremamente tímido se relacionar – e bem – com outras pessoas, pois ela se sente mais confortável.

O que poucas pessoas sabem e muitos famosos ainda não usam, é o selo de autenticidade que muitos sites de relacionamento disponibilizam, para que uma pessoa possa provar que ela é mesmo quem diz que é, e dessa forma poder coibir um pouco as farsas que rondam os sites como Orkut, Facebook e principalmente o Twitter,  que por sua vez tem um selo de autenticidade para confirmar que uma pessoa famosa é realmente quem ela diz ser. Mais e mais celebridades usam o selo nos Estados Unidos, mas ainda não no Brasil. Somente Marcelo Tas e Luciano Huck têm o selo no perfil. Este “certificado” não é distribuído para todas as figuras públicas automaticamente. A pessoa pede, comprova sua identidade e, aí sim, é “carimbada” como legítima, com o selo.

Nos dias de hoje ainda não poderemos contar com esses recursos para as celebridades brasileiras mais para os estrangeiros é muito facil de encontrar celebridades com o tal selo.

Dica:

Uma pessoa que se passa por outra fatalmente se denuncia. cedo ou tarde Antes de acreditar piamente em um perfil, analise o conteúdo. Erros crassos de português (Ah essa dica não vale para a Sasha ok ), informações e declarações absurdas – ainda mais de aspecto pessoal – que não condizem com a pessoa em questão, enfim, pequenos detalhes denunciam um farsante.

Um pouco de atenção pode ser suficiente já no nome do “twitteiro”. O twitter @vitorfasano foi desmascarado por um simples C, uma vez que o nome do ator é, de fato, Victor.

Uma pesquisa mais extensa pode ser bastante trabalhosa, mas ajuda a encontrar incoerências no conteúdo. Neste sentido, é mais fácil para um grande fã desmascarar um perfil falso.

Related Posts with Thumbnails

About Carlos Henrique

Sou empresário de informática a cinco anos, atuando na area desde 1995 onde comecei a aprender, Basic e que na época usava aplicativos como (Lotus 123 e Wordstar) num PC tk3000 e hoje estou numa nova empreitada junto com o Paulo para tocar o projeto CTRL ALT DEL e vamos fazer de tudo para levar a todos o que o mundo da tecnologia tem de melhor.